27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE COLABORAM EM AÇÃO CONJUNTA DA SEDUC E SESA

Objetivo é ampliar a metodologia da Busca Ativa e a aquisição do Selo UNICEF

Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos.

Na sexta, 15 de março de 2024, os Agentes Comunitários de Saúde do município de Ilha Grande se uniram à iniciativa promovida pela Secretaria de Educação e Saúde em uma ação conjunta na Câmara de Vereadores. O evento teve início às 9h e foi centrado na disseminação da metodologia de Busca Ativa, e a estratégia para aquisição do Selo UNICEF.

O objetivo principal da ação foi fortalecer as estratégias de identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, garantindo seu acesso aos serviços de saúde e educação. Ao integrar as práticas da saúde com as da educação, a comunidade de Ilha Grande busca proporcionar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para seus jovens.

Durante o evento, que teve a participação de Marina Brito, Prefeita Municpal; Angela Galeno, Secretária de Educação (SEDUC) e Pedro Filho, Secretário de Saúde (SESA); os participantes puderam trocar experiências e conhecimentos sobre a implementação eficaz da Busca Ativa e do Selo UNICEF, visando maximizar os resultados e impactos positivos na vida das crianças e adolescentes do município.

importante iniciativa que reconhece e premia municípios pelo compromisso com a promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

IMPORTÂNCIA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS)

A presença dos Agentes Comunitários de Saúde foi fundamental, pois são eles os responsáveis por atuar diretamente nas comunidades, identificando necessidades e promovendo ações preventivas e de promoção à saúde. Sua participação ativa nesse evento reflete o compromisso da equipe em trabalhar de forma integrada para o bem-estar da população.

A Prefeitura de Ilha Grande reafirma, assim, seu comprometimento em promover políticas públicas eficientes e inclusivas, valorizando a cooperação entre diferentes setores e profissionais em prol do desenvolvimento e proteção das crianças e adolescentes do município.

Imagens: João Paulo. Flávio Cristo

Fonte: DECOM, SEDUC e SESA